Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
BARBOSA, Maria Carmen Silveira y RICHTER, Sandra Regina Simonis. Saberes e conhecimentos que compõem currículos com bebês e crianças pequenas. Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.49, pp.47-65. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1141.
Para enfatizarmos os direitos à educação e à infância, problematizamos a ampla tendência de conceber currículo na Educação Infantil como prescrição pela seleção de conhecimentos, organizados em áreas disciplinares; propomos destacar a relevância de compreender que ações educativas com bebês e crianças pequenas requerem considerar a especificidade de serem por eles e elas vivido nas suas experiências existenciais de começar-se no mundo comum e na construção de narrativa das mesmas em diferentes dimensões linguageiras. Para contrapor concepções curriculares sustentadas no ensino dos conhecimentos acadêmicos, reivindicamos a necessidade de um currículo instituído em linguagens e narrativas, composto por saberes e conhecimentos de distintas ordens. Investimos na proposição de uma instituição educacional com bebês e crianças pequenas, discutida e culturalmente partilhada, ou seja, uma instituição aberta às famílias e à sociedade. Uma instituição que tenha como foco as ações e as narrativas lúdicas entre adultos e crianças na qual a opção pedagógica aproxime saberes, linguagens e conhecimentos para constituir campos provocadores que potencializem uma experiência de infância diversificada e alargada no tempo.
Palabras clave : Educação Infantil; currículo; infância.