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Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
PEREIRA, Irène. Construir uma teoria crítica na educação, inspirada por Paulo Freire, na França - um exemplo: um site na Internet sobre as discriminaçãos na escola. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.5-18. Epub 07-Mayo-2019. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1200.
O artigo propõe uma apresentação do que pode ser uma teoria crítica no campo da filosofia da educação na França. O desafio de uma abordagem crítica na educação é lutar contra a recuperação neoliberal das práticas de ensino que tem objetivos emancipatórios. Para isso, uma filosofia crítica na educação na França deve basear-se sobre as contribuições da sociologia da educação. Sobre tudo porque a França é um dos países da OECD que mais reproduz as desigualdades educacionais ligadas à origem social. Isso justifica à tentativa de desenvolver uma teoria crítica baseada em uma abordagem materialista das relações sociais em ligação com a questão do trabalho educativo. Esta teoria crítica na educação serviu como um quadro teórico para a concepção de um site para lutar contra a discriminação na educação. Este site é destinado a professores do jardim de infância até à Universidade.
Palabras clave : Filosofia; educação; crítica.