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Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
PACHECO, Eduardo Felipe Hennerich; FILIPAK, Sirley Terezinha; GISI, Maria Lourdes y SOUZA JUNIOR, Antonio de. Instituições de educação superior do Paraná: atuação e formação de coordenadores de curso para uma gestão democrática. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.52, pp.275-296. Epub 09-Ene-2020. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1188.
O objeto de estudo deste artigo são as instituições universitárias do estado do Paraná e tem como objetivo analisar a formação e atuação dos coordenadores de curso. Argumenta-se que a coordenação de cursos de graduação nas universidades deve compreender uma formação que contribua com uma gestão democrática, que se torna fundamental no contexto das transformações políticas e econômicas que vêm sendo implantadas nas últimas décadas no país, com ênfase em uma gestão gerencial. Preservar as instituições, cuja existência é fundamental para a democracia no país, é fundamental, em especial, nestes tempos em que se vive uma crise das democracias. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação com abordagem qualitativa, mediante análise da legislação vigente sobre a educação superior, dados do Censo da Educação Superior e aplicação de questionário aos coordenadores de curso. São apresentados dados sobre as características das universidades e aspectos relacionados à formação continuada e à atuação e à escolha dos coordenadores de curso, contemplando uma análise sobre a gestão democrática.
Palabras clave : universidade; gestão educacional; formação continuada.