Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
HEGETO, Léia de Cassia Fernandes y REIS, Tiago Cordeiro dos. Conhecimentos pedagógicos na formação de professores: uma análise do manual “Pedagogia e Prática Docente” (2012). Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.57, pp.81-101. Epub 18-Oct-2021. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1424.
Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos pedagógicos presentes na formação de professores a partir da análise do manual “Pedagogia e Prática Docente”, da autora Maria Amélia R. S. Franco (2012). Os manuais são produtos e produtores de conhecimentos e práticas escolares (BUFREM; SCHMIDT; GARCIA, 2006), sendo também construtores de identidades pessoais e profissionais docentes. A pesquisa qualitativa teve como fundamento a análise documental e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para revelar os conhecimentos abordados no manual, o qual faz parte da Coleção Docência em Formação/Série Saberes Pedagógicos, da Editora Cortez. Foram selecionadas as seguintes categorias de análise: temáticas e encaminhamento metodológico presentes no livro. Foram analisadas as temáticas: Pedagogia, Didática, Práticas Educativas, Práticas Pedagógicas, Práticas Docentes, Subjetividade Pedagógica e Dialogicidade; e a pesquisa-ação como encaminhamento metodológico. Os resultados revelam que o livro analisado trata sobre os conhecimentos mobilizados no ato de ensinar e os desafios da Pedagogia e Prática Docente, contribuindo, assim, para a formação de professores. O livro propõe uma metodologia de pesquisa pedagogicamente fundamentada para uso dos docentes nas práticas escolares coletivas.
Palabras clave : conhecimentos pedagógicos; manuais; formação de professores.