Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
VIEIRA, Daniela de Oliveira Lopes y DRIGO, Maria Ogécia. Dificuldades de ensino e aprendizagem em matemática no ensino superior na perspectiva de docentes e discentes. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.323-340. Epub 28-Feb-2022. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1569.
Este artigo objetiva contribuir para a compreensão de possíveis causas de dificuldades de ensino e de aprendizagem, na perspectiva de docentes e discentes, respectivamente, em disciplinas que envolvem conhecimentos matemáticos, no ensino superior. De modo específico, busca-se identificar os motivos prováveis de dificuldades de aprendizagem em matemática, por parte do discente; identificar os motivos prováveis de dificuldades no ensino de matemática, por parte do docente; explicitar aspectos sobre a matemática e seu ensino e as concepções, principalmente as vinculadas ao conhecimento matemático, que podem subsidiar as práticas de ensino em realização. As reflexões envolvem dados de entrevistas realizadas com docentes e discentes de três universidades, uma de cada modalidade − pública, privada e comunitária −, da região de Sorocaba, SP. Constatamos que predominam as práticas com exposição de assuntos, exemplos e resolução de exercícios, bem como a concepção de que a matemática é um conhecimento em que a linearização dos assuntos prevalece.
Palabras clave : ensino superior; ensino de matemática; ensino/aprendizagem.