Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
CRUZ, Éderson da y DAL’IGNA, Maria Claudia. Pedagogia do afeto: articulações entre docência, gênero e sexualidade no cinema. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.95-116. Epub 16-Feb-2023. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1718.
Este artigo retoma os principais resultados de uma pesquisa de Doutorado realizada no Sul do Brasil, que investiga de que modos gênero, em articulação com a sexualidade, constitui a docência no âmbito do filme Entre os muros da escola, filme francês, dirigido por Laurent Cantet (2008). A pesquisa dialoga com os campos dos Estudos de Gênero numa perspectiva pós-estruturalista, dos Estudos Queer, dos Estudos sobre Docência, dos Estudos sobre Cinema e dos Estudos Culturais. Por meio do procedimento metodológico de etnografia de tela, busca-se descrever e analisar o filme, a partir de uma perspectiva de que esse é um artefato cultural pedagógico, mas que se propõe a representar, de modo central, a escola, o currículo escolar e a docência em seu cotidiano. Os resultados aqui apresentados estão sustentados também por um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado “A produção de sentidos sobre afeto, amor e cuidado na formação inicial docente sob a perspectiva de gênero”. Para este artigo, destaca-se que, a partir da análise do artefato cultural pedagógico em questão, pode-se sustentar a tese de que gênero, articulado à sexualidade, constitui um modo de ser docente que, ao ser colocado em exercício, opera constituindo o que se pode chamar de uma “pedagogia do afeto”.
Palabras clave : docência; gênero; pedagogia do afeto.