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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
LIMA, VAGNA BRITO DE; PEREIRA, MARIA ZULEIDE DA COSTA y SA, VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE. O PROFESSOR DIRETOR DE TURMA ENTRE PORTUGAL E O BRASIL: DO CONTEXTO DE INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.515-538. Epub 10-Dic-2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91461.
O presente texto apresenta um recorte de um estudo desenvolvido no âmbito da pesquisa de doutorado, cujo objetivo consistiu em analisar a forma como os atores escolares, apropriaram-se do cargo do professor diretor de turma. A investigação compreendeu dois estudos de caso, um no contexto cearense, e outro, no norte de Portugal. Adotou-se como modelo de análise o ciclo contínuo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994), articulando-o com o modo de funcionamento díptico da escola (LIMA, 1998). Concluiu-se que os atores revelaram uma certa acomodação e conformismo, mostrando-se, contudo, convencidos da importância do PPDT para os estudantes.
Palabras clave : Ciclo contínuo de políticas; Diretor de turma; Modo de funcionamento díptico.