Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
BRITO, ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA y REZENDE, MARIZE PINHO. “Disciplinando a vida, a começar pela escola ”: a militarização das escolas públicas do estado da Bahia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.844-863. Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95216.
Este texto objetiva compreender o acelerado crescimento dos processos de militarização das escolas públicas no estado da Bahia. Utiliza conceitos retirados do pensamento foucaultiano e de outros autores contemporâneos que teorizam as relações de poder nas sociedades atuais. Argumenta que a entrada da polícia militar nos cotidianos escolares faz circular um novo tipo de controle que se organiza em torno da gestão da vida e se exerce pelo engendramento de técnicas disciplinares aos dispositivos de segurança.
Palabras clave : militarização; escolas públicas; dispositivos de segurança.