Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
SEPULVEDA, JUAN MANSILLA y GUTIERREZ, CATALINA RIVERA. Militarização da escola chilena no começo do século XX. O modelo alemão de Bávaro em terras Mapuches. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.864-876. Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.97567.
Este artigo procura investigar a prática pedagógica dos missionários capuchinhos da Baviera e a disciplina que exerceram nos corpos das crianças mapuche, dentro das escolas missionárias e internatos. A pesquisa é exploratória e descritiva e analisa as principais fontes escritas e visuais encontradas em arquivos no Chile e na Alemanha. Os resultados do estudo mostram características militares na ideologia formativa capuchinha, evidenciadas pelas maneiras pelas quais as crianças mapuche foram forçadas a viver na primeira metade do século XX na região de Araucanía, no Chile.
Palabras clave : educação militarizada-capuchinhos alemães- crianças mapuche- disciplina corporal.