Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
GANZELI, PEDRO; MACHADO, CRISTIANE y NOGUEIRA, ROSANE GARCIA DORAZIO. Desafios da gestão escolar na construção da educação integral. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.521-538. Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101374.
Este artigo tem o objetivo de explicitar e problematizar os desafios enfrentados e as ações adotadas pela gestão escolar para a construção da educação integral em uma escola municipal de Campinas-SP de ensino fundamental. Utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a análise documental e observações participativas na unidade escolar pesquisada. O processo de organização do espaço escolar demandou embates políticos e pedagógicos entre as instâncias da Secretaria Municipal de Educação e a equipe gestora, prevalecendo as demandas da unidade escolar.
Palabras clave : Educação integral. Escola em Tempo Integral; Gestão escolar. Projeto político-pedagógico.