Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
QUEIROZ, STENIO WAGNER PEREIRA DE; MARQUES, ERICO VERAS y CORREIA NETO, JOCILDO FIGUEIREDO. Eficiência relativa da tecnologia da informação no desempenho organizacional dos Institutos Federais de Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.622-648. Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.101223.
O presente trabalho realizou uma pesquisa sobre o impacto da TI nos desempenhos administrativo e acadêmico de 31 Institutos Federais de Educação (IFs) entre 2012 e 2014. A técnica usada foi a análise envoltória de dados, adotando os gastos com TI e o nível de governança de TI como inputs e os desempenhos organizacional, administrativo e acadêmico como outputs. Os resultados mostraram que, em 2012, 56,67% dos IFs pesquisados conseguiram alcançar um patamar de máxima eficiência, enquanto em 2014 esse índice ficou em torno de 60%. Os achados não são capazes de negar o paradoxo da produtividade.
Palabras clave : gastos de TI; governança de TI; desempenho organizacional; Institutos Federais de Educação.