Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
FALKIN, CAMILA y FARENZENA, NALÚ. CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SUJEITO DA EDUCAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL APRENDER. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.828-846. Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104871.
O artigo trata da política Atención Prioritaria en Entornos con Dificultades Estructurales Relativas (APRENDER), da educação primária uruguaia. Discutem-se sentidos construídos sobre o sujeito da educação numa política focalizada em crianças de contextos de pobreza, tendo como principal suporte a Análise Política do Discurso e como corpus documentos oficiais e depoimentos de gestores. Identifica-se uma tensão entre uma concepção que salienta as possibilidades educativas dos sujeitos e outra que, nos discursos dos anos 90 assim como nos da era progressista, os visualiza como seres carentes.
Palabras clave : Políticas públicas de educação; Educação e desigualdade; Análise Política do Discurso; Sujeito da educação; APRENDER.