Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
CORDEIRO, ROGÉRIO SOARES y MORINI, MARIA SANTINA CASTRO. BNCC E ENEM: POSSÍVEIS DIÁLOGOS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.889-910. Epub 20-Ene-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.103548.
Esta pesquisa tem por objetivos identificar e discutir, via pesquisa documental, possíveis diálogos entre o Exame Nacional do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que competência, habilidade, contextualização e interdisciplinaridade são pontos com similaridade nos discursos e aplicações. Chama-se atenção à importância do Enem, por avaliar competências pautadas na BNCC, que propõe currículos contextualizados, sem abrir mão da incansável meta: o ensino de qualidade. Nesse sentido, o Enem, enquanto política pública pode contribuir para promover desigualdades.
Palabras clave : Currículo; Ensino médio; Avaliações nacionais.