Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
GIGLIO, CELIA BENEDICTO y MENDONCA, MARCOS. Paulo Freire e o consenso progressivo na gestão da educação municipal em São Paulo. A cunha e o formão. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.674-694. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113065.
O artigo parte da experiência de gestão dos autores, da pesquisa documental e bibliográfica, com o objetivo de relatar o percurso de implementação da política municipal de educação desenvolvida na região do Núcleo de Ação Educativa - NAE-10 (São Miguel Paulista – São Paulo) na gestão Paulo Freire. Analisa as estruturas de gestão desenvolvidas para fazer dialogar: o local e o central; pontua práticas de construção do consenso progressivo nesses níveis de governo e desafios correspondentes. Apresenta um balanço provisório das lutas e das apropriações desse legado à população e à educação na região.
Palabras clave : Paulo Freire; gestão de sistemas de ensino; gestão democrática; consenso progressivo; educação escolar.