Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193
Resumen
ABDIAN, GRAZIELA ZAMBÃO; CARVALHO, VIVIANE IZAÍAS DE y HOJAS, VIVIANI FERNANDA. Escolas paulistas ocupadas, políticas e democracias. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.1071-1091. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.108393.
O objetivo foi analisar as práticas discursivas construídas sobre política, gestão e democracia por diferentes integrantes de duas escolas públicas da rede estadual paulista ocupadas em 2015/2016 contra a política governamental de reorganização escolar. O material é resultante de entrevistas com integrantes de diferentes segmentos das duas escolas pesquisadas, analisadas a partir do referencial teórico da teoria do discurso. A experiência nas ocupações teve grande importância na ressignificação da escola e das categorias em tela e a teoria do discurso pôde contribuir com o avanço no conhecimento da área.
Palabras clave : Escolas paulistas ocupadas; Políticas e democracias; Teoria do discurso; Gestão escolar.