SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3La política de financiamiento de la educación en el estado de Rondônia entre 2007 y 2019La implementación del Programa Nacional de Alimentación Escolar (PNAE) en municipios del norte del Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ANDRADE, ALEX  y  PALOTTI, PEDRO LUCAS DE MOURA. A política pública de apoio financeiro à escola família agrícola de Natalândia: um enfoque sobre a implementação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1325-1345.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.109499.

O presente artigo procurou compreender, a partir da teoria bottom- up e dos escritos atuais sobre os burocratas de nível de rua, o processo de implementação da política estadual de apoio financeiro às Escolas Famílias Agrícolas em Minas Gerais. Para tanto, foram realizados três grupos focais com professores, famílias e estudantes dessas escolas no município de Natalândia/ MG. Os resultados indicam que a implementação foi bem-sucedida em razão da implementação conjunta, o que garantiu aos implementadores da Pedagogia da Alternância a capacidade de se dialogar em prol da essência do programa.

Palabras clave : Políticas públicas; implementação bottom-up; burocratas de nível de rua; Pedagogia da Alternância; transição agroecológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )