Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
SIANES-BAUTISTA, Alicia. Desenvolvimento da Pedagogia como disciplina e seu impacto no Ensino Superior na França. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e5324. Epub 11-Ago-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.5324.
A pedagogia constitui uma disciplina que se desenvolveu de forma diferente na Europa. Em relação ao desacordo europeu sobre a Pedagogia e suas implicações, é evidente que a História da Educação desempenha um papel indiscutível e relevante. Este artigo estuda a evolução histórica da Pedagogia como disciplina acadêmica na França por meio de uma análise histórica e educacional rigorosa da origem e do desenvolvimento da Pedagogia científica. Os resultados mostram que na França coexistem duas tendências educacionais claramente diferenciadas: a formação de professores, ministrada em escolas normais e baseada em conteúdos práticos; e a Pedagogia, que estava vinculada ao estudo teórico e às universidades. Isso contribui para a fragmentação da disciplina pedagógica e da estrutura institucional francesa. Em conclusão, apesar de ter impulsionado a ciência da Pedagogia na Europa no século XVII, sua influência e presença no Ensino Superior não tiveram sucesso até tempos recentes.
Palabras clave : Educação Superior; História da Educação; Pedagogia; Pedagogia e Educação.