Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
PINEIRO, Claudio Alejandro Barrientos; MENDEZ, Marcela Carmen Campos y GUEVARA, Oruam Cadex Marichal. Competências de gestão, participação dos pais em escolas primárias de Chiloé, Chile. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7630. Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7630.
Mostram-se as principais conclusões a respeito de um valioso conhecimento que surge de um estudo focado nas competências gerenciais que os diretores possuem e mobilizam para promover a participação dos pais nas escolas primárias da província de Chiloé, no Chile. São expostas concepções e avaliações sobre a participação parental, práticas e estratégias que mobilizam dirigentes, atividades e níveis de participação e elementos do contexto que favorecem e dificultam essa participação. Utilizaram-se uma abordagem qualitativa do paradigma interpretativo e uma metodologia de Estudo de Caso de orientação descritiva, que, portanto, resultou em um estudo indutivo/dedutivo. A análise da informação permitiu obter conclusões sobre a importância decisiva do papel diretivo e da liderança para trabalhar em conjunto com os pais para potenciar a formação e aprendizagem dos alunos.
Palabras clave : gestão escolar; competências; práticas gerenciais; participação pedagógica; liderança educacional.