Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação & Formação
versión On-line ISSN 2448-3583
Resumen
ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo; FERREIRA, António Gomes y BARREIRA, Carlos Manuel Folgado. As inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7068. Epub 01-Dic-2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7068.
Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos das inspeções escolares/avaliações externas de escola nas escolas, apresentados nos resultados divulgados por artigos de acesso aberto, publicados em revistas científicas, presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus, desde 2016 até o momento (14/08/2021). Efetuaram-se pesquisas por palavras-chave, realizaram-se leituras dos títulos, resumos, palavras-chave e textos integrais e utilizou-se software de apoio. De 914 artigos iniciais, consideraram-se relevantes 14 artigos. As evidências de ocorrência de efeitos não desejados são aquelas que estão mais presentes. A realização de estudos longitudinais, envolvendo várias escolas, com utilização de grupos de controlo1, aumentará o conhecimento da ocorrência dos efeitos.
Palabras clave : Eficácia Educacional; Avaliação Externa de Escolas; Inspeção Escolar; Efeitos.