SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Prácticas educativas en los años iniciales de la enseñanza básica: retos y posibilidades tras el aislamiento socialLa perpetuación del silencio frente a la desigualdad racial brasileña: subsidios para transformaciones en prácticas escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Desafios teórico-transmetodológicos da pesquisa no legado freireano: religações em Educação. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8483.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8483.

Cumpre-se o complexo objetivo de sustentar alguns desafios teórico-transmetodológicos de pesquisa no legado freireano. Trata-se de uma pesquisa transmetódica decolonial planetária e complexa com o transmétodo da deconstrução rizomática. Localizada nas linhas de exploração: Paulo Freire: o vagabundo da utopia nas transmetodologias; transepistemologias de conhecimento-saberes e transmetodologias transcomplexas e decolonialidade planetária-complexidade na re-ligação. Pensar o legado de Paulo Freire através de uma lente colonial, para ter sua fonte nessa indefinição, é uma tigela de mendicância que está profundamente vazia. Pesquisar com o legado freireano é coragem, amor e fé nos oprimidos. Na reconstrução com conclusões inconclusivas, sabe-se que pesquisar e ensinar a partir do legado freireano é ir decolonial e complexamente além das palavras ocas de verbalismos alienantes, como afirma o vagabundo da utopia. Nunca se pode ser freireano sendo colonial e pesquisando com métodos opressivos.

Palabras clave : Paulo Freire; transmetodologias; educação; decolonialidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )