SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54INEQUIDADES DE GÉNERO EN STEM: EL CASO DE ACADÉMICAS UNIVERSITARIAS EN CHILEINVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN RESPONSABLES EN EL ÁREA DE LA EDUCACIÓN: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

RODRIGUEZ-VENEGAS, Andrea Alejandra; VILLAGRA-BRAVO, Carolina Pilar  y  ARAVENA-KENIGS, Omar Andrés. RESSIGNIFICAÇÃO DA AVALIAÇÃO-APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA DE LIBERDADE. Cad. Pesqui. [online]. 2024, vol.54, e10121.  Epub 07-Mayo-2024. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531410121.

O objetivo do estudo é descrever a ressignificação das compreensões de docentes em formação inicial no tocante à avaliação. Este estudo de caso utilizou uma metodologia qualitativa de alcance exploratório-descritivo. Participaram 29 docentes em formação de uma universidade chilena. A coleta de informação se desenvolveu por meio de entrevistas antes e depois da implementação de um processo formativo baseado no enfoque da avaliação como aprendizagem. Evidenciam-se mudanças em compreensões e práticas, em particular os docentes em formação tomam consciência do caráter social e contínuo da avaliação. Conclui-se que o avaliar-aprender como prática de liberdade emerge de espaços colaborativos e democráticos e implicam uma libertação do medo do erro e da necessidade do controle externo.

Palabras clave : AVALIAÇÃO; APRENDIZAGEM; AUTONOMIA; FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )