SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39EL USO DE PODCASTS COMO HERRAMIENTA DIDÁCTICA EN EDUCACION: APROXIMACIONES EN REVISTAS NACIONALES ENTRE 2009 Y 2020INFANCIA Y JUSTICIA ESPACIAL: DESIGUALDADES INTER/INTRABARRIOS EN LOS USOS DE LA CIUDAD POR CHAVALES CURITIBANOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

SANTOS, SANDRO VINICIUS SALES DOS  y  BARROSO, FABIANA PINHEIRO. A EXPERIÊNCIA SOCIAL DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39825.  Epub 26-Oct-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839825.

Este texto objetiva analisar o processo de constituição profissional das coordenadoras pedagógicas de creches e pré-escolas, a partir das experiências sociais por elas vividas no contexto da Educação Infantil. O artigo ancora-se conceitualmente nas Pedagogias da Infância e da Educação Infantil (FERNANDES; CAMPOS, 2015; ROCHA, 2001; SILVA, 2008; entre outros), articuladas à sociologia da experiência, formulada por François Dubet (1996). Do ponto de vista metodológico, o material empírico foi produzido por meio de análise documental e entrevistas com seis coordenadoras pedagógicas de Turmalina, cidade situada na porção setentrional do estado de Minas Gerais e, consecutivamente, foi submetido à análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As análises desse material permitiram verificar que elas atuam a partir de diferentes lógicas de ação para se constituírem profissionais, o que incide no processo de construção de suas profissionalidades. O estudo evidencia a emergência de um estatuto epistemológico que defina as funções devidas à coordenação pedagógica de creches e pré-escolas, tendo em vista as especificidades sociopolíticas e pedagógicas da Educação Infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Coordenação Pedagógica; Experiência Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )