Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473
Resumen
TORRIGLIA, Patricia Laura y DUARTE, Newton. A ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva [online]. 2009, vol.27, n.02, pp.347-374. ISSN 0102-5473.
O presente texto apresenta alguns pontos relevantes acerca dos problemas da ciência e da produção de conhecimento em Educação assinalados em diferentes obras escritas pela Dra. Maria Célia Marcondes de Moraes. Diversos problemas teóricos preocuparam a autora, em especial, o do ceticismo vigente e as profundas contradições nas quais os sentidos e conceitos - que significam movimentos teórico-práticos do real - se apresentam com sutis e marcadas inversões impactando o campo e a pesquisa educacional. Com base em uma perspectiva ontológica materialista e crítica Moraes indagou e aprofundou estas questões, e em especial, discutiu o papel do ser educação em sua máxima expressão.
Palabras clave : Ciência; Produção do Conhecimento; Moraes, Maria Célia Marcondes de.