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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
TREVIZAN, Zizi. Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.237-261. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p237.
Com o objetivo de repensar o processo de formação do professor da Educação Básica, configurado no cotidiano das Instituições de Ensino Superior e nas vivências profissionais continuadas, a pesquisa relatada neste artigo utiliza uma metodologia qualitativa (entrevista semiestruturada) e discute a história de formação e vivências de duas professoras graduadas em Letras e Pedagogia, atuantes no ensino da leitura no estado paulista. O estudo, de aporte teórico bakhtiniano, histórico-cultural, apresenta, na sua amostragem, a carência teórica e prática do formador de leitores e as conclusões apontam para o desafio de um investimento articulado (Estado, Universidade, Escola Básica) na formação identitária (cultural, científica, pedagógica) do professor, para um desempenho mais eficaz no processo de formação de leitores críticos.
Palabras clave : Ensino Superior e Saberes Científicos; Educação Básica e Epistemologia da Prática; Formação de Leitores.