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Perspectiva
versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X
Resumen
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão y SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A Transmissão de Conhecimentos como Condição para a Criatividade: o Papel Diretivo do Professor e a Criança Feliz. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.296-315. Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e53237.
Este artigo versa sobre o desenvolvimento histórico-social da criatividade. Pretende-se mostrar que a criatividade não é um potencial individual inato que se desenvolve por meio de interações espontâneas com o ambiente cultural e tampouco contrária à transmissão sistemática de conhecimento. Assim, começamos o artigo com a problemática sobre a dicotomia entre criatividade e liberdade. Em seguida, nos dedicamos brevemente sobre o desenvolvimento psicológico humano, mais especificamente, da função psíquica imaginação, evidenciando que a criatividade exige transmissão de conhecimentos. Por fim, tecemos algumas considerações sobre o papel da educação escolar no processo de humanização dos indivíduos e ao desenvolvimento da criatividade.
Palabras clave : Criatividade; Educação escolar; Psicologia histórico cultural; Pedagogia histórico-crítica.