SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número70En defensa de la enseñanza: la apertura común y existencial en medio de los algoritmos digitalesEl niño y el derecho a participar: desafíos para la Educación Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

MONTES-PEREZ, Surjey del Carmen  y  ROSADO-MENDINUETA, Nayibe. Práticas escolares comunitarias: chave para la construção do currículo para la diversidade cultural em Colombia. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-34410.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id34410.

O desenvolvimento da etnoeducação e, com ela, a elaboração de currículos relevantes para a identidade cultural das comunidades é uma necessidade no contexto colombiano. Este artigo mostra o progresso de uma pesquisa qualitativa com um desenho de pesquisa-ação realista etnográfica. Este estudo explora aspectos do currículo escrito e vivido que se alinham ou se chocam com as práticas da comunidade atendida por uma instituição pública de etnoeducação na Colômbia. Baseia-se na diversidade cultural, etnoeducação, educação intercultural e currículo intercultural. A pesquisa-ação realista etnográfica compreende vários momentos. Relatamos o momento de Exploração construído com a comunidade educacional, especialistas e líderes. Os resultados destacam o potencial das práticas da escola comunitária para alinhar o currículo; que as experiências pedagógicas etnoeducacionais e os projetos de sala de aula entram em conflito com o modelo pedagógico geral. O papel das práticas das escolas comunitárias na construção de um currículo intercultural e multilíngue é destacado

Palabras clave : Diversidade cultural; Etnoeducação; Educação intercultural; Currículo intercultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )