SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número70Prácticas escolares comunitarias: clave para la construcción de un currículo para la diversidad cultural en ColombiaLas tecnologías en la sala de clases y su relación con la práctica docente: representaciones de profesoras de lengua inglesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

BROSTOLIN, Marta Regina. A criança e o direito de participação: desafios para a Educação Infantil. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.70, e-33789.  Epub 06-Mar-2024. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n70id33789.

O texto, um ensaio teórico, fundamenta-se na Sociologia da Infância e na pesquisa bibliográfica. Objetiva discutir o direito de participação da criança e seu lugar na sociedade contemporânea a partir do respeito à sua voz e ação como sujeito de direitos. Os resultados evidenciam um avanço nos estudos da criança e da infância nos últimos anos, configurando um campo multidisciplinar em torno da compreensão da infância vivida pelas crianças a partir delas mesmas. As transformações sociais em curso afetam as relações entre crianças e adultos nas suas dimensões políticas, culturais e educativas, tornando-se necessário desconstruir a produção normativa adultocêntrica que subalterniza a criança e dificulta e/ou impossibilita sua participação na sociedade. A criança sai do seu lugar de objeto para tornar-se sujeito ator. A partir da mudança de lugar da criança, é necessário tornar a escola um espaço democrático de socialização e um contexto mais amigo das crianças onde acontece um diálogo respeitoso entre crianças e adultos, com relações mais simétricas.

Palabras clave : Criança; Normatividade; Direito de participação; Educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )