Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
LANES, ERONE HEMANN y TIMM, JORDANA WRUCK. PRODUÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.33, e08769. Epub 20-Ago-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8769.
O objetivo deste artigo é analisar a produção científica sobre avaliação do desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Para tanto, procedeu- -se à busca bibliográfica no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados apontaram a relevância das pesquisas para a constituição do corpus de referenciais que abordam o tema em âmbito nacional, sobretudo em razão do reduzido número de estudos encontrados. Também se identificou a necessidade de pesquisas que contemplem as especificidades dos processos avaliativos realizados com a primeiríssima infância, visto que nenhuma tese se dedica a essa faixa etária e apenas três dissertações se direcionam à avaliação da aprendizagem de bebês e do contexto da creche.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO INFANTIL; DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.