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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SARMENTO, DIRLéIA FANFA; FERREIRA, RUTE HENRIQUE DA SILVA  y  AROSSI, GUSTAVO. PNE 2014-2024: (NÃO) CUMPRIMENTO DAS METAS E A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10590.  Epub 07-Mayo-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10590.

O artigo, resultante de uma pesquisa documental, analisa as decorrências do (não) cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação 2014-2024 para a efetividade do direito à educação, no contexto do ensino fundamental. O corpus investigativo, composto de quatro relatórios de monitoramento do PNE, foi analisado pela técnica de análise de conteúdo. Das cinco metas selecionadas, há indicativos de que nenhuma será atingida, apesar dos avanços significativos em duas delas. Persiste a dívida histórica do país com a educação. Diante disso, a efetividade do direito à educação para todos requer investimentos educacionais, a permanência de políticas públicas e programas e a implementação de políticas sociais direcionadas à diminuição das desigualdades, entre outros.

Palabras clave : PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; DIREITO À; EDUCAÇÃO; ENSINO FUNDAMENTAL..

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