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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BROOKHART, SUSAN M.; LOUREIRO, TRADUçãO: LAURA MENDES  y  QUEVEDO-CAMARGO, REVISãO TéCNICA: GLADYS. O USO DE RUBRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO E RECOMENDAÇÕES. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10803.  Epub 07-Mayo-2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10803_port.

Esta revisão crítica de 17 estudos sobre o uso de rubricas e outros instrumentos referenciados por critérios na educação básica teve dois propósitos. O primeiro foi analisar estudos referentes somente ao ensino fundamental e médio, porque as análises anteriores eram muito voltadas para estudos relativos ao ensino superior. O segundo foi usar esses estudos como base para recomendações que possam ser úteis para os professores em sala de aula e para os formadores de professores e gestores escolares que trabalham com eles. Três recomendações para o uso de rubricas com alunos do ensino fundamental e médio resultaram da presente revisão: (1) garantir que as rubricas sejam de alta qualidade; (2) planejar atividades que envolvam ativamente os alunos com as rubricas; (3) usar rubricas para vincular a avaliação formativa com a atribuição de notas.

Palabras clave : RUBRICAS; AVALIAÇÃO; SUCESSO ACADÊMICO; MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO..

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