SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Siento que todo lo hago mal. Malabarismos de las madres trabajadoras en pandemiaVulnerabilidad de género y raza y la mirada interseccional de los desastres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

TOSTADO-CALVO, Olga  y  PEREZ-FRANCO, Ismael. Distribuição das tarefas domésticas no confinamento da covid-19 em Extremadura (Espanha). Rev. Estud. Fem. [online]. 2024, vol.32, n.1, e87148.  Epub 01-Ene-2024. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n187148.

Estudos econômicos e sociais nunca deram muita visibilidade às tarefas domésticas e aos cuidados que as mulheres têm desenvolvido ao longo da história. Com a crescente inserção das mulheres ao mercado de trabalho, os homens não assumiram o trabalho reprodutivo numa maneira proporcional. Além disso, com a chegada da covid-19 uma crise sanitária, econômica e social iniciou-se, e o funcionamento das famílias mudou também. Este trabalho tem como objetivo comparar as utilizações de tempo segregadas por gêneros em casais heterossexuais com filhos, numa região espanhola antes e durante do período de confinamento. Aliás, pretende-se conhecer se a distribuição das tarefas das famílias foi proporcional à redução da carga de trabalho. Os homens reduziram o seu tempo de trabalho, no entanto, a sua carga diminuiu em quase todas as tarefas, exceto na de ir fazer a compra no supermercado, a única tarefa que permitia sair para um espaço público durante o período de confinamento.

Palabras clave : Pandemia; Cuidado; Trabalho doméstico; Gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )