SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122El ideal profesional de equipo directivo en las políticas de inclusión escolar en Chile*Educación sexual en el programa de Educación Secundaria General en Mozambique: análisis de los Planes Estratégicos de la Educación 1999–2021 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

NOVAIS, Valéria Silva de Moraes  y  AKKARI, Abdeljalil. A Educação de jovens e adultos na perspectiva das agendas internacionais e no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0243945.  Epub 11-Ene-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003103945.

Este artigo busca discutir as principais orientações presentes nas agendas internacionais das últimas três décadas e o que priorizaram para a Educação de jovens e adultos. Buscou-se, por meio de pesquisa documental, comparar e analisar as metas e estratégias definidas nas agendas Educação para Todos – EPT, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030. Os resultados mostram que houve continuidade das orientações macros, no entanto a EPT enfatizou a alfabetização e aprendizagem e os ODS priorizou ações de fomento a formação técnica e profissional. Ao final, apresentam-se alguns indicativos de aproximação da agenda nacional brasileira para a EJA com a agenda internacional.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Agendas Internacionais; Educação para Todos; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )