SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122La Educación de jóvenes y de adultos en la perspectiva de las agendas internacionales y en BrasilAnálisis de aprendizaje y personalización del aprendizaje: una revisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MUBATE, Jofina Lázaro João Félix. Educação sexual no programa do Ensino Secundário Geral em Moçambique: análise dos Planos Estratégicos da Educação 1999–2021. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244081.  Epub 11-Ene-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204081.

Este trabalho procurou compreender como a Educação sexual é abordada no programa do Ensino Secundário Geral em Moçambique. Com recurso a pesquisa bibliográfica foram analisados materiais científicos e documentais, dentre os quais destacam-se os diferentes Planos Estratégicos de Educação do Sistema Nacional de Educação moçambicano. Os resultados do estudo revelam que a introdução da Educação sexual nas políticas educacionais moçambicanas teve uma forte incitação do Fundo das Nações Unidas para a População. Desde a sua introdução no Plano Estratégico da Educação, a Educação sexual assumiu diferentes contornos (por exemplo: no momento da sua introdução dava relevância aos aspetos técnico-fisiológicos excluindo as componentes relacionais e emocionais da sexualidade) e a medida que os planos estratégicos da Educação são revistos, a abordagem feita ao conceito de Educação sexual vai se tornando mais abrangente trazendo aspetos de natureza biológica, psicológica e social.

Palabras clave : Educação Sexual; Ensino-Aprendizagem; Plano Estratégico da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )