SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122La investigación multi/intercultural en la Educación: posibilidades de articulación a procesos educativosAutoevaluación del estudiante del curso de posgrado: una propuesta de modelo multidimensional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues  y  GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Estado da arte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): levantamento da produção acadêmica e cientifica no Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0243976.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003203976.

Através de metodologia de caráter descritivo, abordagem qualitativa e estratégia bibliográfica, realizou-se o levantamento de dissertações, teses e artigos científicos, sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), buscando responder à pergunta: Qual a produção acadêmica e científica sobre PDI, no período de 2012 a 2021, no contexto da Avaliação Institucional nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes)? O objetivo foi mapear, através de consulta aos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e à base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), tais publicações. Constatou-se uma produção acadêmica e científica muito pequena, sobre PDI, percebendo-se a carência de publicações atualizadas, utilizando múltiplas abordagens sobre o tema.

Palabras clave : Sinaes; Avaliação Institucional; Política de Planejamento; Instituição Federal de Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )