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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino  y  OLIVA, Manuel Francisco Romero. Políticas públicas para o Ensino Superior: a produção científica brasileira em circulação internacional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244199.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204199.

O estudo objetivou compreender a produção científica brasileira em circulação internacional sobre políticas públicas no Ensino Superior de 2000 a 2022. Os resultados apontaram 68 artigos brasileiros localizados na Web of Science , que foram analisados segundo a metodologia bibliométrica, com o emprego do software VOSviewer. Além dos indicadores quantitativos, realizou-se análise qualitativa da produção científica organizada em cinco categorias: influências do neoliberalismo na Educação brasileira; Educação para o desenvolvimento sustentável; matizes da expansão da Educação a Distância; formação continuada de professores; e Educação inclusiva no Ensino Superior. Constataram-se lacunas na produtividade anual, poucas citações dos estudos brasileiros e acentuada preocupação com os reflexos neoliberais sobre as políticas educacionais brasileiras.

Palabras clave : Políticas educacionais; Educação Superior; Internacionalização; Produção científica.

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