SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número122Profesores universitarios: ¿Cuáles son los desafíos y perspectivas de la pandemia?Educación o barbarie. Pensar la pedagogía más allá del bricolaje de supervivencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

LINO, Glaucya Maria Lopes  y  LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Avaliação da Educação para paz e aprendizagem ética em uma escola. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0244232.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204232.

Este artigo discute a Educação para a Paz baseada nas virtudes aristotélicas com crianças em situação de risco. O problema da pesquisa é a violência na escola e a necessidade de ali ser construída a paz. A hipótese é a possibilidade da Educação para a Paz em áreas de risco. O objetivo é que alunos do quarto ano possam aprender e praticar a virtude da Amizade. O locus da pesquisa é uma Escola pública municipal em uma área de risco na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O projeto Living Peace é o conceito central para esta pesquisa sobre Educação para a Paz. Concluímos que a prática da Ética e a Educação para a Paz por meio da virtude é possível se os estudantes aprendem a praticar virtudes como a base de uma Cultura da Paz.

Palabras clave : Avaliação de Aprendizagem; Fundamentos da Educação; Ética Educação para a Paz.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )