SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número123Los efectos de los programas de formación de profesores Obeduc y Pibid en el desarrollo profesional de los docentes de Enseñanza SuperiorEvaluación de políticas públicas: un análisis de artículos académicos almacenados en la base de datos e-Aval índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CHRISPINO, Alvaro; MELO, Thiago Brañas de  y  CHRISPINO, Renata Pereira. Violências escolares: uma revisão de literatura baseado na Análise de Redes Sociais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244426.  Epub 12-Abr-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204426.

A pesquisa, classificada como revisão de literatura, resultou em 276 artigos, publicados no Brasil entre 1998 e 2023, em 100 periódicos diferentes hospedados nas plataformas SciELO.br, Educ@ e PEPSIC e conta com 603 autores vinculados a 182 instituições distintas, reunindo 1.064 palavras-chaves. O trabalho, a semelhança de uma cartografia, utilizou Análise de Redes Sociais e identifica os autores com maior número de produções, as coautorias em rede, as instituições com maior contribuição. A palavra-chave de maior ocorrência é bullying e indisciplina e direitos surgem como relevantes somente na rede social. A revista Ensaio é aquela que apresenta maior número de artigos no tema.

Palabras clave : Violência Escolar; Prevenção da Violência Escolar; Políticas Educacionais; Análise de Redes Sociais; Revisão de Literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )