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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

VERAKSA, Aleksander; SA, Susana Emília Oliveira e; GOMES, Candido Alberto  y  SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. Como homens e mulheres reagiram à educação remota durante a pandemia? Os casos de Portugal e Rússia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244315.  Epub 19-Abr-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204315.

Pesquisadores de quatro países efetuaram uma pesquisa comparada com estudantes de nível superior sobre a sua experiência de Educação remota na Covid-19 e seu retorno à Educação presencial. Fundamentada em outras investigações sobre o assunto, aplicaram-se questionários auto respondíveis a amostras de conveniência. Aqui se destacam os resultados quanto ao gênero em Portugal e na Rússia. Apesar das grandes diferenças, as verificações apontam para a predominância numérica das mulheres e suas atitudes mais positivas em face da Educação remota. Na análise fatorial, três fatores convergem para explicar a maior parte da variância: 1. Atitude positiva em relação à Educação remota, 2. Problemas técnicos, psicológicos e educacionais, 3. Atitude positiva ante a retomada da educação presencial. Embora as mulheres tenham maior acesso à Educação Superior, alcançam menores conquistas ocupacionais e de renda que os homens.

Palabras clave : Educação Superior; Pandemia; Educação remota; Gênero; Direitos.

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