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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

LAMERS, Juliana Maciel de Souza; TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti  y  LUCE, Maria Beatriz. Democratização do acesso à Educação Superior brasileira: o curso noturno de Odontologia na perspectiva da justiça social. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244238.  Epub 26-Abr-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204238.

Este artigo analisa a oferta de vagas no curso noturno de Odontologia de uma universidade federal enquanto democratização da Educação Superior com justiça social. Relata pesquisa empírica com ingressantes e concluintes do diurno e noturno, realizada por meio de aplicação de questionário e consulta a microdados do Censo da Educação Superior. A análise envolveu distribuição de frequências e teste estatístico. O curso de Odontologia noturno recebe mais estudantes acima de 25 anos, primeiros da família a cursar graduação, com intervalo de três anos ou mais entre o fim do Ensino Médio e o ingresso no curso, trabalhadores e com renda familiar menor que os ingressantes do diurno. O curso noturno tem menor número de concluintes pretos e pardos e de egressos das escolas públicas do que os ingressados, o que denota a fragilidade destes grupos na permanência e conclusão da Educação Superior. A oferta de vagas noturnas de Odontologia em universidade federal contribui para a justiça social na Educação Superior, ainda que seja necessário avançar na redução das desigualdades sociais e educacionais.

Palabras clave : Acesso à Educação Superior; Faculdade de Odontologia; Justiça Social.

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