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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

VIEIRA, Rosilene Carla; LIMA, Manolita Correia  y  COSTA, Danilo de Melo. Estado, universidade e empresa: avaliação de suas contribuições para o recente crescimento econômico na China. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244106.  Epub 03-Mayo-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204106.

Em busca de se tornar um país inovador até 2049, para o centenário da República Popular da China, o recente crescimento econômico chinês impressiona e dá a essa nação a previsão de ocupar o posto de primeira economia mundial até 2030. Desempenho este que despertou o interesse de compreender de que modo a relação entre Estado, universidade e empresa tem contribuído para tal desenvolvimento econômico. Para tanto, esta investigação, de caráter exploratório, fez uso de pesquisas bibliográfica, documental e de campo (entrevistas e aplicação de questionário). Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo teórica, com as categorias teóricas elaboradas a partir da teoria Tríplice Hélice e Transferência do Conhecimento. Os achados indicam se tratar de uma relação virtuosa, que ocorre de forma assimétrica com um Estado de múltiplas responsabilidades e comprometido com as forças propulsoras do desenvolvimento econômico, oscilando entre um “Estado forte” e um “Estado efetivo”.

Palabras clave : Teoria da Tríplice Hélice; Estado Chinês; Universidade Chinesa; Empresa Chinesa; China.

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