SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número123Investigando las propias practicas pedagógicas en la enseñanza superior: Investigación al servicio de la docenciaDesigualdad educativa en exámenes masivos y jornadas escolares extendidas: un análisis del sistema de educación secundaria pública en Pernambuco (Brasil) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

AMBER, Diana  y  ALVES, Natália. Estudo biográfico-narrativo das experiências universitárias na vida adulta. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.123, e0244198.  Epub 03-Mayo-2024. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003204198.

O objectivo deste estudo é compreender os factores profissionais, sociais e pessoais envolvidos na experiência universitária dos estudantes adultos da Universidade de Lisboa. Metodologicamente, é realizado um estudo de vários casos através de uma análise narrativa biográfica da experiência académica de nove estudantes com mais de 23 anos de idade. A fim de compreender a genealogia do contexto que envolve o estudo, são consideradas três vertentes contextuais (peritos e pessoas envolvidas, material documental e informação de observação). Os resultados mostram uma narrativa polifónica que enfatiza as estratégias e recursos mobilizados pelos informadores para alcançar os seus objectivos académicos e ultrapassar obstáculos. As conclusões sublinham o valor da idade nos processos formativos como catalisador da aprendizagem experimental, o que facilita a compreensão dos conceitos e a sua aplicação a situações reais anteriormente vividas por aprendentes adultos.

Palabras clave : Ensino Superior; Estudante; Adulto; Idade; Investigação Biográfica-narrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )