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Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
SUTTON-SPENCE, Rachel. Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue. Educ. Rev. [online]. 2014, n.numeroesp02, pp.111-128. ISSN 0104-4060.
RESUMO Uma verdadeira educação bilíngue e bicultural para crianças surdas requer que elas aprendam a forma de arte surda de poesia em língua de sinais. Neste artigo apresento as vantagens e desvantagens de se fazer isto. Revisando a escassa literatura sobre o ensino de poesia sinalizada para crianças surdas, seja traduzida ou original, eu a relaciono ao uso de literatura em cenários de aprendizagem de L2. Reflexões de professores-poetas surdos do Reino Unido mostram que a criança surda prontamente se simpatiza com a poesia sinalizada, e com o foco linguístico adequado dos professores, isto as ajuda a desenvolver uma gama de habilidades linguísticas e a expressar suas emoções. Barreiras para isto, contudo, incluem a falta de treinamento e apreensão de professores surdos e ouvintes - mesmo quando os professores são poetas.
Palabras clave : Poesia em Língua de Sinais;; Educação Bilíngue; Poetas-Professores Surdos; Aprendizagem de Literatura Sinalizada em L1; Aprendizagem de Literatura Sinalizada em L2.