Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
SANTIAGO, Eliete y BATISTA NETO, José. Formação de professores e prática pedagógica na perspectiva freireana. Educ. Rev. [online]. 2016, n.61, pp.127-141. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.47202.
O artigo aborda as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores/as e a prática pedagógica a partir da categoria diálogo. A prática pedagógica ganha centralidade como categoria de análise e como atividade formadora, tratada numa perspectiva institucional e plural, enquanto que a prática pedagógica docente se constitui em uma das suas traduções. A dimensão relacional é destacada como característica e base do pensamento freireano, bem como explicação das relações ensino-pesquisa, docência-discência, sujeitos da educação-contexto socioeducacional.
Palabras clave : formação de professores; prática pedagógica; diálogo..