Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
VALENTE, Tamara da Silveira. Contribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação: a articulação psicanálise e educação e o significado de aluno-sujeito. Educ. Rev. [online]. 2017, n.64, pp.137-152. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.49810.
Neste artigo são apresentados os objetivos do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criado em 2008. Foi dado ênfase a alguns aspectos de pesquisas efetivadas no Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR, notadamente àqueles relacionados às possíveis contribuições da psicanálise ao ato educativo, e ao conceito de sujeito. As reflexões conduziram à noção de que a Psicanálise pode contribuir com Educação, entre outros motivos porque professores e educadores que conhecem os conceitos da metapsicologia se permitem construir com eles uma nova concepção de educação e consequentes inovações em seu ato educativo.
Palabras clave : psicanálise e educação; aluno-sujeito; ato educativo; pesquisa.