Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
TEDESCHI, Sirley Lizott y PAVAN, Ruth. Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84875. Epub 28-Nov-2022. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/1984-0411.84875.
O artigo tem como objetivo mostrar que as reflexões/ações produzidas por professores/as no fazer pedagógico contribuem para a produção de um pensamento no currículo escolar além do claustro da representação. A análise é fruto de uma pesquisa realizada mediante entrevista semiestruturada com professores/as de uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as aproxima-se da perspectiva pós-estruturalista e mostra como as reflexões/ações produzidas por eles/as fazem surgir/insurgir um pensamento da diferença no currículo, na medida em que nos colocam de cara com os limites dos essencialismos e universalismos do pensamento representacional.
Palabras clave : pensamento representacional; currículo; diferença; escola.