SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38Memoriales de formación y la escritura (auto) biográfica en la Pasantía Supervisada en EJALa casa del estudiante indígena y la educación rural en México (1926-1932) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ANDRADE, Flávio Anício  y  BARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro. Apresentação. Educ. Rev. [online]. 2022, vol.38, e84500.  Epub 18-Ago-2022. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/1984-0411.84500.

O presente artigo apresenta os principais aspectos dos trabalhos de investigação que compõem o dossiê “Educação rural em perspectiva comparada: políticas de escolarização, experiências formativas e trabalho docente (Brasil e México, século XX)”. Neste sentido o que expomos são os resultados das investigações em torno do projeto desenvolvido em rede “Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX)”, bem como trabalhos desenvolvidos nesta mesma perspectiva, no México. A escolha pelos dois países está associada a seu protagonismo como polos de experimentação de novas políticas e iniciativas voltadas à expansão do acesso à educação formal no subcontinente latino-americano a partir da segunda metade do século XX. O resultado revela as incongruências da formação escolar rural que em certa medida foi guiada pelos acordos internacionais comandados pelos Estados Unidos, assim como se constituiu também como resultado de experiências singulares e locais.

Palabras clave : Educação rural; Formação docente; Trabalho docente; Brasil; México.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )