SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72¿QUé ENSEñAN LOS LIBROS DE TExTO DE BIOLOGíA SOBRE LAS MUjERES BRASILEñAS EN LA CIENCIA?PRODUCCIÓN ACADÉMICA EDUCACIONAL SOBRE DOCENTES LESBIANAS Y TRANS: REGULACIÓN Y QUEER(IZACIÓN) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SILVA, Mayris de Paula  y  TRINDADE, Norma. NARRAR E DESCOLONIZAR: MEMÓRIAS DE MESTRAS DE CAPOEIRA E PERCURSOS EDUCACIONAIS FORMATIVOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.170-188.  Epub 06-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p170-188.

Este Corpos, gêneros e sexualidades é um recorte da pesquisa de doutorado “Educação com as mãos no chão: um princípio formativo a partir das memórias de mulheres mestras de capoeira no Estado de São Paulo”. Busca o reconhecimento e a visibilidade de memórias subalternizadas historicamente de mulheres na capoeira. Problematiza a ausência, o silêncio e/ou apagamento de memórias femininas no imaginário coletivo, discursivo e documental da capoeira. Vale-se de perspectivas educacionais inclusivas, feministas e decoloniais mobilizadas por narrativas de formação (auto)biográficas, produzidas em entrevistasconversas, Conclui que a capoeira é fortemente atravessada pelos efeitos da colonialidade de gênero, embora potencialmente, por sua ancestralidade afrobrasileira de luta e resistência aos processos de violação ontológica e de direitos humanos (ainda) preserva condições e possibilidades de se (re)inventar de modo a ensejar processos educativos/ formativos inclusivos e descolonizadores.

Palabras clave : Educação; Mulheres; Capoeira; Inclusão; Colonialidade..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )