SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72NARRAR Y DESCOLONIZAR: MEMORIAS DE LOS PROFESORES DE CAPOEIRA Y LAS RUTAS DE FORMACIÓN EDUCATIVAS(TRANS) VIVENCIAS Y EXPERIENCIAS DE ESCOLARIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SILVA, Jonathan Vicente da; FERREIRA, Isabella Rocha Azevedo  y  DAL’IGNA, Maria Cláudia. PRODUÇÃO ACADÊMICA EDUCACIONAL SOBRE DOCENTES LÉSBICAS E TRANS: REGULAÇÃO E QUEERIZAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.189-203.  Epub 06-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p189-203.

O Corpos, gêneros e sexualidades articula duas pesquisas que analisam a produção acadêmica educacional brasileira sobre docentes lésbicas e trans. Tais estudos utilizam, para compor o corpus empírico, prioritariamente, pesquisas de mestrado e doutorado apresentadas em eventos científicos e/ou elaboradas em programas de pósgraduação stricto sensu. A primeira, sobre docentes lésbicas, examina o período de 2014 a 2020. A segunda, sobre docentes trans, analisa a década de 2009 a 2019. Ambas as pesquisas estão sustentadas por uma agenda de pesquisa que investiga trabalho docente, gênero e sexualidade em um programa de pósgraduação da região sul do país, mobilizando conceitos dos campos dos Estudos em Docência e dos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista. Neste Corpos, gêneros e sexualidades, são analisados os processos de regulação da docência, a partir de uma matriz cisheteronormativa; e, os movimentos de resistência e reexistência numa perspectiva do que é nomeado de queerização da docência.

Palabras clave : Docência; Gênero; Sexualidade; Lésbicas; Trans..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )