SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número72MEMORIA, EXPERIENCIA, DISCURSOS E IDENTIDADES EN LA CONSTITUCIÓN DE GRUPOS GAYSLA PERSPECTIVA DECOLONIAL DEL CUERPO EN EL CURSO DE EDUCACIÓN FÍSICA DE LA UFRRJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

AGUIAR, José Vicente de Souza; OLIVEIRA, Kelly Almeida de  y  MADURO, Rossini Pereira. A EDUCAÇÃO E AS CORPOREIDADES: AS RESISTÊNCIAS NAS EXISTÊNCIAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.351-369.  Epub 06-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369.

A pesquisa foca a ideia de corpo-corporeidades negras, indígenas e de diferentes orientações sexuais e suas resistências-existências na trajetória de formação acadêmica. Analisa posicionamentos políticos e religiosos com relação à política de inclusão das diversidades no ensino escolar, ao mesmo tempo em que busca conhecer os entendimentos de docentes em formação na graduação sobre essa temática. A análise foi realizada à luz da filosofia da diferença, que considera as existências em suas formas de sentir, pensar, existir e ser no mundo, que não se modulam, tampouco se enquadram em modelos existentes e hegemônicos. Treze respostas não demonstraram compreensões sobre corporeidades; doze, afirmaram que o racismo, o preconceito, a violência são determinações da sociedade e nove reconhecem e os entendem como criações que podem ser transformadas. Os dados indicam a necessidade de investimentos na formação docente de maneira que esta possa expandir suas compreensões sobre essas temáticas diretamente ligadas aos direitos de existir.

Palabras clave : Corpo; Corporeidades; Filosofia da Diferença; Formação Docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )