SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Educación de los párvulos y de la tierna edad en Colombia, 1870-1930Imaginarios sobre la educación física escolar en el interior Amazónico: registros de percepciones y posibilidades de transformación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PEDREIRA, Andre Luiz Simões  y  CRUZ, Giseli Barreto da. Trajetórias formativas em cena: razões da docência em filosofia à docência em filosofia da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290015.  Epub 12-Mar-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290015.

Este artigo teve por objetivo analisar aspectos que estão contidos na motivação de professores formadores que lecionam Filosofia da Educação no curso de Pedagogia. Como campo empírico da pesquisa foram definidos os cursos de Pedagogia de duas universidades públicas, escolhidas em razão da tradição na oferta desse curso, ou seja, uma desde 1939 e outra desde 1984. A pesquisa dirigiu-se pela análise de conteúdo das falas em forma de entrevistas de oito professores de Filosofia da Educação. As análises foram desenvolvidas com base em quatro eixos interpretativos: a escolha pela docência; a docência como atividade inventiva; do ensino de Filosofia ao ensino de Filosofia da Educação: entre liberdade e imposição; ser professor formador de Filosofia da Educação. As constatações da pesquisa indicaram que a opção pela Filosofia deu-se: i. por vocação; ii. por motivação advinda de dentro e fora do processo de escolarização; iii. por mediação de um professor.

Palabras clave : Professor Formador; Docência; Subjetivações Docentes; Filosofia da Educação; Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )